-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
voltar / back
Extéril - Pedro Marcolino

Inauguração / Opening

01 - 07 - 2006

Extéril

21.30 h Sábado / 9.30 pm Saturday

PEDRO MARCOLINO

"Gabinete Extéril de Somato Morfos"

.....................................

Gabinete Extéril de Somato Morfos

Este projecto é apresentado sob a forma de performance, do qual resultarão desenhos digitais que poderão ser visualizados em ecrã durante a duração do evento, assim como, impressos em papel, de formato A5 e A3. Desenhos esses de elementos do público que pretendam ver a sua imagem Somato Morfica.

O que significa Gabinete Extéril?

Trata-se de uma espécie de ironia relativamente ao carácter dos desenhos que serão produzidos. Existe uma semelhança entre estes e as imagens obtidas num consultório médico, que esperamos serem sempre positivas, apesar de sabermos que podem ser uma confirmação de algo desagradável, mas que normalmente nos surpreendem, evidenciando aspectos que desconhecemos ou que receamos.

Extéril surge aplicado no título, obviamente pelo nome da galeria, mas associado desta forma também reforça a estranheza, soando a bizarro.

Como o título também indica, o conceito de Somato Morfos é a base desta acção.

Somato, do termo grego, significando Corpo ou parte de, Cadáver, Ser Vivente, e Morfos, significa Forma, Configuração, Estado.

O processo implica a análise de Close-ups de partes de corpos, nesta ocasião essencialmente retratando a face.

Retratos inacabados, que serão povoados somente pela linha, quase tornando-se uma estranha pele desenhada em arame.

Máscaras que apesar de tocar o funesto, nos alegram por não passarem disso mesmo.

São imagens ambíguas, de uma outra dimensão, que nos podem remeter para a VIDA como a entendemos, afinal são só imagens…

Os elementos do público poderão participar, tornando-se num utente do Gabinete, bastando inscrever o seu nome numa folha de ordem de atendimento. O público poderá seguir a acção espreitando para a galeria, ou simplesmente visualizar a produção em tempo real, através de um ecrã no exterior, enquanto esperam para serem atendidos.

“ Descubra o Somato Morfos que há em si…”

Pedro Marcolino, 2006
.....................................

Curadoria de
Curated by
Teixeira Barbosa
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
voltar / back