----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
voltar / back
Imerge - Extéril

Inauguração / Opening

14 - 04 - 2007

Espaço Imerge

22 h Sábado / 10 pm Saturday

(De)Formatos II

Exposição Colectiva:

Teixeira Barbosa, Sofia de Carvalho, Pedro Marcolino
e Manuela São Simão

De 14 de Abril a 13 de Maio de 2007 | Espaço IMERGE
(2ª feira a Sábado, das 13h às 19h)

........................................

14 de Abril - Sábado
 22h00 – Inauguração

23h00 – Performance Somato Morfos de Pedro Marcolino

00h00 – Leitura de Poesia por Isabel Marcolino

21 de Abril - Sábado
23h00 – Performance Somato Morfos de Pedro Marcolino

13 de Maio - Domingo
17h00 - Performance Somato Morfos de Pedro Marcolino

........................................
 
(De)Formatos II
Pintura, escultura, desenho, fotografia, instalação e performance.
                            
O formato cúbico de um espaço expositivo ("Galeria Extéril"), dentro de outro mais amplo ("Espaço Imerge"), é a base de trabalho para cada um dos quatro artistas. A deformação/transformação que ocorre quando apresentam as diferentes peças e intervêem no espaço mais amplo, ou, no outro mais limitado. Um jogo de formatos, escalas e descontextualizações.
 
Este é o mote para "(De)Formatos II", projecto que, passando pela pintura, escultura, desenho, fotografia, instalação e performance, reúne quatro artistas - Manuela São Simão, Pedro Marcolino, Sofia de Carvalho e Teixeira Barbosa – que através de narrativas individuais, aqui pretendem criar um novo e único diálogo formal.
 
Galeria Extéril é um projecto de Teixeira Barbosa, físico e virtual, com dois metros cúbicos e alojamento em www.exteril.com. É uma obra/galeria em permanente transformação com o objectivo de promover e divulgar o trabalho de outros artistas. Neste caso alberga a performance "Gabinete Extéril" de Pedro Marcolino, reforçando o conceito base deste projecto, produzir o máximo com o mínimo.
 
Gabinete Extéril de Somato Morfos é uma performance multimédia através da qual serão produzidos desenhos digitais visualizáveis num ecrã e projectados durante a duração do evento. Desenhados serão alguns elementos do público que pretendam ser consultados, revelando-se a sua imagem Somato Mórfica.
Somato, do termo grego, significando Corpo ou parte de, Cadáver, Ser Vivente, e Morfos, significa Forma, Configuração, Estado. O processo implica a análise de Close-ups de partes de corpos, culminando em retratos inacabados povoados somente pela linha, quase como estranhas peles desenhadas em arame.
 
Nas esculturas de Sofia de Carvalho é explorado, de uma forma intimista, o conceito de paisagem corpórea enquanto a possibilidade de uma paisagem interior que privilegia a tranquilidade e a contemplação. As suas peças, de formas essencialmente orgânicas, pretendem ser registos intemporais e incompletos, deixando em aberto inúmeras e diferentes interpretações.
 
Manuela São Simão apresenta caixas e representações de caixas que, assumindo-se como formatos-limite, encerram no seu interior cidades disfarçadas sob uma névoa de "pré-conceitos" sintetizados na ideia do padrão-rótulo, ou associados aos malefícios da Humanidade, saídos de dentro da "Caixa de Pandora". "Todos temos fronteiras, físicas e psicológicas… Vivemos na era da livre circulação em que as fronteiras físicas parecem se desmoronar,   para dar lugar a fronteiras psicológicas e novas formas de discriminação. Enquanto algumas se mantêm intactas, quase como superstições que ninguém se atreve a questionar…".

.....................................


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
voltar / back