----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
voltar / back
 
 
extéril - vitor silva cravo
Inauguração
Opening

26 - 03 - 2011

Extéril

22h Sábado / 10pm Saturday

VÍTOR SILVA CRAVO

"Adversa e virtuosa"

.....................................

Estes desenhos foram feitos e refeitos pelo tempo. Ao longo do tempo.
Eles mostram os circuitos e os traçados de breves e episódicas figuras. Esta condição aproxima-os, visual e expressivamente, de uma espécie de
catálogo de imagens, como o Hieroglyphica de Horapollo, um tipo de
livro de emblemas e configurações alegóricas que o Renascimento recuperou e adoptou enquanto colecção de enigmas interpretativos.
No Liber Fortunae, um tratado de origem medieval, as estampas de Jean Cousin associam a Sorte, a Ocasião e a Nemesis (a Retribuição) enquanto figuras da virtude contra a adversidade. As molduras e os enquadramentos (cartelas) ritmam, imagem a imagem, o pulsar da formação figurativa, estabelecendo uma tensão fundamental entre a ‘ordem’ do ornamento e o transbordar dos sentidos.

Não há nenhuma intenção analógica ou correspondência formal entre as imagens das alegorias clássicas e os desenhos que agora se apresentam. A coincidência existe mas no plano da sobrevivência dos gestos, no plano da lógica intuitiva (mágica) dos distintos motivos e das repetidas conexões. A coincidência é um instante da justaposição que os desenhos revelam, um momento que a forma escrita, aqui e agora, procura, por equívoco, demonstrar.

Como sentir e perceber que a imaginação nos implica no aparente «desvelar» da explicação, que os elementos de cada imagem devem ser superados?!

Nestes desenhos repete-se a desprezada desenvoltura do fazer, o desapego perante a demorada e persistente latência que os habita. Desapego é o nome desta ínfima e despropositada acção, capaz de traduzir e de configurar, através da imagem, a memória e o traço tangível da emoção. Uma certa impassibilidade (tumultuosa!), um agir com graciosidade, sem esforço; um encontro constante com a intriga que neles secretamente se recompõe. Adversa e virtuosa. Para além da crítica e a favor de outro tempo.


Vitor Silva Cravo


.....................................

Curadoria de
Curated by
Teixeira Barbosa
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
voltar / back