----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
voltar / back
 
extéril - vitor silva cravo
Inauguração
Opening

17 - 03 - 2012

Extéril

22h Sábado / 10pm Saturday

VÍTOR SILVA CRAVO


"Permutador, recaídas e morfotropias."

......................................................................


Mostram-se diferentes séries de desenhos. Estes desenhos são quase-automáticos.
Não exigem projecto nem ideia. Nem cálculo ou esforço. Decorrem das exigências do momento. Por um lado, apoiam-se na lógica física e material dos instrumentos e dos suportes. Por outro, perseguem a 'energia' que constitui a sequência imediata dos ritmos apreendidos na resistência ou na fluência dos traços. A maioria das vezes, têm origem no permutador que orienta o pulso e os impulsos, ora para um lado, ora para outro.

Outras vezes, são apenas recaídas que sentem a atracção do suporte e a explanação horizontal dos gestos. Há, ainda, as consequências de tudo isto. Porque, mesmo que não se justifique o princípio que os origina ou a motivação possa parecer falsa e aparente, acontece que as figuras se aproximam da 'natureza' e à 'semelhança' das suas formas.

Contudo, nada se imita nem se idealiza. A dinâmica do fazer insiste em descobrir formas, sendo que as formas encontradas configuram a atracção de movimentos em crescimento. Este crescer da forma é a figura que cresce por dentro dos traços. Por isso, aqui e ali, percebe-se que as morfotropias são a razão de ser das suas incongruentes semelhanças.

......................................................................

Vitor Silva Cravo

é pintor e docente da FAUP desde 1987. Concluiu a licenciatura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 1983, e o doutoramento, em Desenho, em 2000. Realizou pós-doutoramento em 2004-2008. Foi bolseiro da JNICT e da FCT.

É autor de Ética e Política do Desenho. Teoria e Prática do Desenho na Arte do século XVII (Faup-publicações, 2004), Aby Warburg 1866-1929, uma cartografia da história, da arte e da cultura ( Braço de Ferro, 2010) e Henrique Pousão. Infância, Experiência e História do Desenho (Dafne Editora, 2011) Foi curador da exposição Esperando o Sucesso, Impasse académico e modernismo de Henrique Pousão, Museu Soares dos Reis, Porto. Tem orientado a sua investigação na área do desenho e imagem.

É co-editor da Revista Psiax e integra o Projecto editorial e cultural Imago/Ymago.
Actualmente é membro do Núcleo de Investigação em Desenho , NID, do Instituto de Investigação em Artes, Design e Sociedade, I2ADS, da FBAUP, fazendo parte da Direcção do Projecto Atlas & Vocabulário do Desenho. Expõe regularmente desde 2000 na Galeria Extéril, Porto.

......................................................................

Curadoria de
Curated by
Teixeira barbosa
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
voltar / back