----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
voltar / back
 
Inauguração
Opening
05. 10. 2019

22h / 10 pm
Sábado / Saturday

até 22. 11. 2019 until

DANIEL MOREIRA e RITA CASTRO NEVES

"Sobre uma pedra"
......................................................................
exteril

Sobre uma pedra

Daniel Moreira e Rita Castro Neves

Sobre uma pedra é uma instalação performativa para o cubo de madeira de 2mx2m que é a Extéril.
O dispositivo criado, é simples e colocado a descoberto.
Numa superfície de madeira, recortada com uma forma orgânica que tanto lembra a pedra, como o lago ou a ilha, uma pequena projeção de contornos misteriosos. O vídeo é de uma performance sonora, sobre uma pedra. Após um fogo, a primeira camada de uma grande pedra do Jardim das Pedras da aldeia do Feital, salta e parte-se. É sobre essas cascas que, com os pés nus, nos encontramos em desequilíbrio.
Desenvolvido na residência artística LuzLinar, este vídeo integra a série Soundcrafts que iniciámos na Finlândia em 2014. Soundcrafts são obras em suporte vídeo em que um corpo explora sonoramente um elemento da natureza que habitualmente não associamos com um instrumento sonoro, num movimento apologético de uma certa poética do objetual-natural em diálogo com a tecnologia (do vídeo, do som, do corpo...). Alguns Soundcrafts são inteiramente realizados por nós, outros são o resultado de colaborações com outros artistas.
Na parede, dois desenhos a grafite desvendam um pouco mais da paisagem do Feital, incluindo o de um tradicional abrigo, dos que ainda povoam o território português da beira interior. Construção de aparência rudimentar, o abrigo em pedra seca, é sempre o resultado de um trabalho e de um saber altamente especializados e laboriosos – o da pedra sobre pedra. Oferecendo efémero, mas necessário, descanso e proteção aos pastores e pastoras que diariamente percorrem o território, o abrigo embora de uso maioritariamente solitário, é eminentemente comunitário.
Esta instalação é pensada para o espaço construído por Teixeira Barbosa dentro do seu atelier de escultura, um espaço que retira espaço ao seu próprio espaço de trabalho, no que se apresenta desde logo como um comentário sobre o lugar do artista e os lugares da arte. Um espaço expositivo para abrigar projetos contemporâneos de outros artistas, o cubo da Extéril, assim como um abrigo, tem por porta apenas um espaço negativo na sua arquitetura, num fluxo entre lugar de criação (o atelier) e de mostra (a galeria) de arte.
Em cima e a propósito de uma pedra, este trabalho é sobre esta pedra e sobre possibilidades exploratórias nas relações que estabelecemos com o que nos rodeia.

5.10- 22.11.2019

Inauguração 5 de Outubro 2019 / 22h
Após a inauguração visitas apenas por marcação, quarta, quinta e sábado das 15h às 19h.
PF contactar +.351.964798570
Rua do Bonjardim 1176, Porto

5.10- 22.11.2019

Opening 5th October 2019 / 10pm
After the opening visitation is by appointment only, on Wednesday, Thursday and Saturday from 3-7pm. Please contact +.351.964798570
Rua do Bonjardim 1176, Porto

......................................................................
Daniel Moreira e Rita Castro Neves

Artistas portugueses que vivem e trabalham no Porto, com percursos expositivos separados, trabalham desde 2015 em colaboração. Daniel Moreira é licenciado em Arquitetura, iniciando em 2000 um percurso multidisciplinar entre a arquitetura e as artes plásticas. Rita Castro Neves, após terminar o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co em Lisboa e o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art de Londres, inicia uma atividade artística regular, de docência (atualmente na Faculdade de Belas Arte do Porto) e de curadoria (sobretudo na área da performance). Enquanto dupla a prática artística tem-se concentrado na representação da paisagem, em que refletem com o desenho, a fotografia e o vídeo, de forma instalada, sobre colaboração artística, diferentes técnicas e culturas artísticas, território, escala e percurso.
Parte do seu trabalho assenta em percursos na natureza, residências artísticas, e na ideia de experiência do lugar como ponto de partida para uma postura crítica sobre o contemporâneo.

www.danielmoreira.net

www.ritacastroneves.com

......................................................................
......................................................................
Curadoria de:
Curated by:
Teixeira Barbosa

......................................................................
Metro
Subway
- Faria Guimarães
- Marquês de Pombal
......................................................................
Localização
Location
exteril - mapa
Rua do Bonjardim, 1176, Porto - Portugal
Aberto na Inauguração
Open at opening
Visitas por marcação após inauguração
Visits by appoinment after opening
exteril@gmail.com
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
voltar / back