----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
voltar / back
 
Inauguração
Opening

14.05. 2022

16.30h / 4 pm
Sábado / Saturday

até 17.06.2022 until

TEIXEIRA BARBOSA

"Mancha de texto"
......................................................................

“Mancha de texto”
 
Precisava urgentemente de riscar qualquer coisa. Por um mero acaso, encontrei cento e cinquenta títulos de músicas dedicadas ou contra a guerra desde o início do século XX.
Comecei a riscar as letras num enquadramento próximo do formato A5 (14,8x21cm, encontrado no lixo) deixando que cada título se orientasse pela folha de papel conforme a intuição assim o sugeria; depois, variando o formato do suporte, a escala dos caracteres e o meio riscador, foram-se acumulando distintas soluções gráficas para cada composição.
As composições compõem-se de distintas camadas. Por vezes uma, outras vezes duas ou mais camadas dependentes do meio riscador, da escala das letras ou do formato do papel. Cada camada corresponde a um ciclo completo de cento e cinquenta títulos de músicas.
Em “Mancha de texto” acumulam-se linhas sem o sentido do sentido que a própria escrita propõe. Não se trata de propor uma narrativa, nem um sentido. O que sucede não é o caos, mas o acontecimento do Ser através das sensações que a gramática visual sugere. Dá-se, então, o surgimento do acaso que propõe a passagem a uma construção e condição peculiar. É o momento onde se extrai o intercâmbio entre o passado e o presente, estabelecendo correspondências veladas numa rede de memórias como acto ético e estético.
Aqui, a percepção opera livre do encadeamento narrativo para acolher o prazer do desconhecido numa trajectória sensorial. Isto é, um acontecimento sensorial que escapa à direcção das letras e das frases, traduzindo-se numa aparente abstracção onde as manchas conduzem para uma releitura do tempo como enunciado visual.
Trata-se, portanto, de imagens que sugerem uma relação de proximidade, de distância que, por consequência, se confronta com qualquer coisa que se encontra "entre" alguma outra coisa produzindo intervalos de tempo. A presença da luz e a sua ausência estabelecem, igualmente, intervalos onde o silêncio das imagens produz um ruído próprio; desvelando mais um aspecto dos momentos singulares da representação gráfica ao gerar situações paradoxais, em que a realidade e a representação se fazem sentir no mesmo plano. Porque as ressonâncias dos elementos plásticos têm a capacidade de nos relacionar com as coisas e o mundo.
Maio 2022

......................................................................
Marco de Canavezes, 1967.
Vive e trabalha no Porto.
Artista, curador e professor de desenho.
Expõe regularmente desde 1995.
Representado em coleções privadas e institucionais.
Doutorado em Desenho pela FAUP, 2016.
Mestre em Artes Plásticas, FBAUP, 2005.
Investigador - Fac. Belas artes de Pontevedra da universidade de Vigo, Espanha, 2000.
Licenciado em artes plástica - escultura, FBAUP, 1995.
Criador e curador do Projecto Extéril, 1999 (www.exteril.com).
Criador e curador do Proj. Poste - vídeo arte, 2012.
Proj. Subsolo, curadoria do espaço expositivo em colaboração com a galeria Maiana Jones, 2010.
Docente de Desenho na FAUP desde 2000.
Criador dos Blogues de desenho 1, 2 e 3, FAUP, 2007-2010.
Criador e curador do projecto de Desenho - Riscotudo, FAUP, 2016
Colaborador do Núcleo de Investigação em Desenho - NID, do Inst. de Investigação em Artes, Design e Sociedade - I2ADS, da FBAUP.
......................................................................
......................................................................
Curadoria de:
Curated by:
José Manuel Barbosa

......................................................................
Metro
Subway
- Faria Guimarães
- Marquês de Pombal
......................................................................
Localização
Location
exteril - mapa
Rua do Bonjardim, 1176, Porto - Portugal
Aberto na Inauguração
Open at opening
Visitas por marcação após inauguração
Visits by appoinment after opening
exteril@gmail.com
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

voltar / back