poste - video art
Exposições Exhibitions
Projecto Project
Imagens Images
Notícias News
Ligações Links
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
voltar / back  
 

18. 07. 2015

 
  INAUGURAÇÃO  
  OPENING  
 

...............................................................................

ANA GROBLER
BARBARA AGRESTE
EVELIN STERMITZ
LEMEH42

VESNA BUKOVEC


...............................................................................

22h / 10pm

...............................................................................
Rua do Bonjardim, 1176 - Porto
...............................................................................

 
   
  Poste - video art - Ana grobler  
 
ANA GROBLER
 
   
  Poste - video art - Barbara Agreste  
 
BARBARA AGRESTE
 
   
  Poste - video art - Evelin Stermitz  
 
EVELIN STERMITZ
 
   
  poste - video art - LEMEH42  
 
LEMEH42
 
   
  Poste - video art - vesna bukovec  
 
VESNA BUKOVEC
 
   
  Curadoria de  
  Curated by  
 

Ana Carvalho

 
   
  PT
........................................................................................


No seu conjunto, as três series de vídeos a serem mostradas no Poste expressam o movimento contínuo entre o estreitamento na selecção, traduzido nos vídeos escolhidos, e o movimento de expansão, que permite, a partir do Poste, o acesso a outros trabalhos videográficos disponíveis online, disponibilizados nos arquivos escolhidos.
A primeira das três séries apresentará vídeos do canal televisivo ArtFem.TV.
O ArtFem.TV. ArtFem.TV – Arte e Feminismo ITV é um projecto que promove o trabalho das mulheres nas Artes, as suas obras e projectos, fundado por Evelin Strmitz em 2008. O projeto recebeu Menção Especial no IX Festival Internacional de la Imagen, VI Muestra Monográfica de Media Art, Universidade de Caldas, Manizales, Colombia, em 2010.
Os vídeos foram escolhidos com base em elementos visuais subtilmente comuns, como a ênfase na forma e na cor, e com base na disparidade entre os seus significados de acordo com o conceito de cada filme.

www.artfem.tv

Ana Carvalho
 
  EN
........................................................................................


Together, the three series of videos that will be presented at Poste, express a continuous movement between the narrowing closure of selection, translated in the chosen videos, and the expanding movement that allows, from Poste, the access to many other works available online  at each of the chosen archives. Each one of the series of screenings is connected with an online video archive with free access.
The first of the series will screen videos from the television channel ArtFem.TV.
ArtFem.TV – Art and Feminism ITV is a project that foster Women in the Arts, their art works and projects, founded by Evelin Stermitz in 2008. The project received a Special Mention for the project at the IX Festival Internacional de la Imagen, VI Muestra Monográfica de Media Art, University of Caldas, Manizales, Colombia, in 2010.
The videos were chosen based on subtle common visual elements, such as the emphasis on form and color, and the disparity of their significance in accordance with concept of each film.

www.artfem.tv

Ana Carvalho
 
  -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  
 
ANA GROBLER

........................................................................................

Pot v neznano / Viagem no Desconhecido (2006)
Ana Grobler
5' 18''
 
O vídeo surgiu do interesse da artista nos detalhes. Estes revelam encantos e beleza escondidos nos objectos. A viagem do olhar posto no objecto físico, representado no vídeo, revela partes pouco notórias e desfocadas. Sobrepondo camadas de imagens, adicionando cores e manipulando os sons do quotidiano leva o visitante a uma viagem pelo desconhecido. O visitante encontra uma situação estranha, onde tudo é desconhecido e variável. A orientação é impossível e não há outra alternativa senão a de contemplar de novo mundo em evolução e que se expande aos seus olhos.
 
 
........................................................................................

Pot v neznano / Journey into the Unknown (2006)
Ana Grobler
5' 18''

The video came out of the artist’s interest in details. They reveal hidden charms and beauty in objects. The journey of the gaze upon the physical object, in the video, reveal the unnoticed and blurs. Layering of the images, added colors and manipulation of everyday sounds draw the viewer to the trip into the unknown. The viewer is presented with an estranged situation, where everything is an unknown variable. The orientation is impossible and there is no other alternative but to admire the new world that had evolved and spread before the eyes.
 
 
........................................................................................

Ana Grobler é mestre em Video Arte e Licenciada em pintura pela Academia de Belas Artes e Design de Lubliania, com uma bolsa de estudo do Ministério da Cultura da República da Eslovénia (2009/10). O seu trabalho está exposto permanentemente na ArtFem.TV e no arquivo de vídeo digital DIVA SCCA-Ljubljana.
Ana Grobler tem exibido o seu trabalho na Eslovénia e no estrangeiro, participando em festivais, como o festival internaciona feminist e queer Red Dawns, em Ljubljana, como parte da equipa, desde 2009 e como curadora da primeira exposição de arte feminista Eslovena (como uma versão mais extensa na galeria P74 em Ljubljana, em 2010).  Ana Grobler é curadora assistente na Galeria Alkatraz / KUD Mreža no ACC Metelkova mesto (desde 2011) e de forma independente terminou curso de curadoria e crítica artística contemporânea na SCCA - Ljubljana, Center for Contemporary Arts. Desde 2014 é membro do conselho editorial do portal online, autónomo e independente, spol.si, onde se abordam temas relacionados com género, que analiza e responde a desigualdades de género, sexismo e reprodução dos estereótipos em diferentes campos sociais.
 
 
........................................................................................

Ana Grobler holds a BA in painting and MA degree in Video art of the Academy of Fine Arts and Design in Ljubljana and has received a study scholarship from the Ministry of Culture of the Republic of Slovenia (2009/10). She has a permanent online exhibiton of selected videos at ArtFem.TV and at the digital video archive DIVA of SCCA-Ljubljana.
Ana Grobler has exhibitied in Slovenia and abroad, participating in festivails such as the International feminist and queer festival Red Dawns in Ljubljana as part of the team, since 2009. She has curated the first exhibition of Slovenian feminist art (part of the Red Dawns festival, at the Center for Contemporary Arts SCCA – Ljubljana), shown in a extended version at Gallery P74 in Ljubljana in 2010. She is an assistant curator at the Alkatraz Gallery/ KUD Mreža at the ACC Metelkova mesto (since 2011) and independently and has finished the School for curators and critics of contemporary art World Of Art at the SCCA - Ljubljana, Center for Contemporary Arts. Since 2014 she is a member of the editorial board of Slovene online portal spol.si, an autonomous, independent media, focused on topics related to gender, that analyzes and responds to gender inequalities, sexism phenomena and reproduction of stereotypes in different social fields.

.
 
  -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  
 
BARBARA AGRESTE

........................................................................................


Chuva (2006)
Barbara Agreste
5' 39''
 
No vídeo, chuva vermelha cai constantemente sobre a vegetação. O conceito de violência não é expresso de forma literal em cenas de crueldade mas simbolicamente representado pelo cair permanente da chuva. O vídeo não aponta uma solução a este cenário triste, nele encontram-se curtos momentos em que a chuva pára e dá lugar a folhas violentamente abanadas pelo vento que se move lentamente no ecrã. O vídeo não apresenta uma narrativa com princípio, meio e um fim conclusivo, mas confronta-nos com a mesma acção repetida constantemente em diferentes lugares e, ironicamente, compara-se um vinil a tocar sempre a mesma música.
 
 
........................................................................................

Rain (2006)
Barbara Agreste
5' 39''

In the video, red rain falls constantly on the vegetation. The concept of violence is not expressed literally with scenes of cruelty, but it is symbolically represented by the never-ending rain. The video does not present a resolution to this sad scenario, there are only few moments in which the rain stops and leaves violently shaken by the wind moving in slow motion inhabit the screen. The video does not present a narrative with a beginning, a middle point, and a resolutive end, but it confronts us with the same action repeated over and over in different places, therefore, ironically, it is like a vinyl playing always the same music.
 
 
........................................................................................

Barbara Agreste trabalha com filme e com vídeo onde a animação de desenhos se combina com o stop-motion. Esteticamente, os filmes são abstractos, em que a inclusão de elementos figurativos transporta uma simbologia particular: objectos criados com barro e cuidadosamente colocados no lugar certo para significar um conceito específico, elementos humanos que se movem transmitindo sentimentos específicos, ou plantas e água para dar ao espectador uma sensação de mudança em progresso. Sem uma narrativa linear, os filmes transmitem sentimentos e ideias sem recurso à palavra.

http://www.repticula.net/BarbaraAgreste/video-art/
 
 
........................................................................................

Barbara Agreste works with film and video where animation of drawings is mixed stop-motion. Aesthetically, the films are abstract where the inclusion of figurative elements have a particular symbolism: objects created with clay carefully put in the right place to signify a particular concept, human beings moving and conveying particular emotions, or plants and water to give to the viewer the sense that a change is in progress. Without a linear narrative the films transmit feelings and ideas without words.

http://www.repticula.net/BarbaraAgreste/video-art/
 
  -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  
 
EVELIN STERMITZ
........................................................................................

Darovanje Mesecu / Uma Dádiva para a Lua (2004)
Evelin Stermitz.
Musica: Iva Bittová, kapitulni sin, 1994.
DV PAL, cor, 3' 37''

Este vídeo é uma interpretação do poema de Maja Haderlap. O vídeo mostra um rosto movendo-se, contorcido, no escuro. O rosto parece observar o espectador, quebrando e mudando as regras de ver e ser visto em situações tais como quando o espectador em frente do televisor. O poema, tal como o vídeo, debruça-se sobre ver, procurar e encontrar algo.

 
 
........................................................................................

Darovanje Mesecu / A Gift for the Moon (2004)
Evelin Stermitz.
Music: Iva Bittová, kapitulni sin, 1994.
DV PAL, color, 3' 37''

This video is an interpretation of the poem by Maja Haderlap. It shows a moving and twisting face in the dark. The face seems to observe the spectator, so it is a break and change of the traditional rules of watching and being watched at the normal situation of the spectator watching television. The poem deals like the video with watching, looking and finding something.
 
 
........................................................................................

Evelin Stermitz, M.A., M.Phil., estudou Media e Arte com Novos Media na Academia de Belas Artes e Design da Universidade de Liubliana, Eslovénia, e Filosofia dos Estudos de Média. Os seus trabalhos, nas áreas dos Media e Novos Media focam-se nas práticas artísticas feministas pós - estruturalistas. Em 2008 fundou a ArtFem.TV – Arte e Feminismo ITV. O projecto recebeu Menção Especial no IX Festival Internacional de la Imagen, VI Muestra Monográfica de Media Art, Universidade de Caldas, Manizales, Colombia, em 2010.
Expôs e apresentou trabalhos por todo o mundo, entre os quais se destacam: MMoMA Museu de Arte Moderna de Moscovo, Rússia / Museu Vetlanda, Suécia / Centro Nacional das Artes, Cidade do México / Museu de Arte Moderna, Buenos Aires, Argentina / PAN Palazzo delle Arti Napoles / CAM Casoria Contemporary Art Museum, Napoles, Italia / Museum of Contemporary Art of Vojvodina, Novi Sad, Serbia / Fundació Joan Miró and CCCB Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, Espanha / Museu das Belas Artes, Universidade Estatal da Florida, EUA/ MAC/VAL Musée d’Art Contemporain du Val-de-Marne, França / Museu de Arte de Chelsea, Nova Iorque, EUA / Museu Internacional das Mulheres, São Francisco, EUA.

www.evelinstermitz.net
 
 
........................................................................................

Evelin Stermitz, M.A., M.Phil., studied Media and New Media Art at the Academy of Fine Arts and Design, University of Ljubljana, Slovenia, and holds the degree in Philosophy from Media Studies. Her works in the field of media and new media art focus on post-structuralist feminist art practices. In 2008 she founded ArtFem.TV – Art and Feminism ITV and received a Special Mention for the project at the IX Festival Internacional de la Imagen, VI Muestra Monográfica de Media Art, University of Caldas, Manizales, Colombia, in 2010.
Her works have been exhibited and screened at various venues such as the MMoMA Moscow Museum of Modern Art, Russia / Vetlanda Museum, Sweden / Centro Nacional de las Artes, Mexico City / Museum of Modern Art, Buenos Aires, Argentina / PAN Palazzo delle Arti Napoli / CAM Casoria Contemporary Art Museum, Naples, Italy / Museum of Contemporary Art of Vojvodina, Novi Sad, Serbia / Fundació Joan Miró and CCCB Centre de Cultura Contemporània de Barcelona, Spain / Museum of Fine Arts, Florida State University, USA / MAC/VAL Musée d’Art Contemporain du Val-de-Marne, France / Chelsea Art Museum, New York, USA / International Museum of Women, San Francisco, USA.

www.evelinstermitz.net
 
  -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  
 


LEMEH42
........................................................................................

Estudo sobre a forma humana e a humanidade #01 (2008)
Lemeh42
DVD Pal. 01' 54''
 
Este vídeo foi gravado no início como uma video-performance em palco e depois editado digitalmente. De facto, o título refere-se a ambas as fases do trabalho. Como uma performance gravada, este trabalho reflecte a forma humana. Criamos uma coreografia baseada nos movimentos e posições de um corpo a dormir. Quando o corpo está a dormir, maxe-se como se estivesse a tentar girar.
Além disso, consideramos os sonhos como factor determinante que condiciona os movimentos do corpo.
Digitalmente, achatamos o corpo sobre um pedaço de papel velho.
A importância extrema deste pedaço de papel está no facto de que este papel foi usado por uma pessoa para escrever o seu sonho.
O ato de escrever um sonho é a clara manifestação da incerteza na qual o ser humano vive o seu / a sua própria existência e, portanto, a sua humanidade.

 
 


........................................................................................

Study on human form and humanity #01
Lemeh42
DVD Pal. 01' 54''

This work has been first shot as a video performance on a theater stage, then it has been edited digitally. The title in fact refers to both the two phases of the work. As a recorded performance this work reflects on the human form. We have created a choreography based on the movements and positions of a sleeping body.
When a body is asleep it turns around like it is attempting to spin.
Moreover, we have considered dreams as a determining factor that conditions the body movements.
Digitally we have flatten the body on an old piece of paper.
The extreme importance of the piece of paper lies on the fact that this paper has been used by a person to write his/her dream.
The act of writing a dream is the clear manifestation of the uncertainty in which the human being lives his/her own existence and therefore his/her humanity.

 
 
........................................................................................


Lemeh42 graduou-se pela faculdade de línguas estrangeiras e literaturas com uma tese sobre o poeta de Galês Dylan Thomas e apresentou o seu trabalho com fotografias. No mesmo ano, de 2003, ganhou o prémio para melhor portefólio pela Savignano Immagine que lhe permitiu, durante o ano seguinte, participar no workshop de fotografia da Toscana dirigido por Michael Acherman. Em 2006, graças ao seu trabalho to “I know you are but what am I” foi convidado a participar no Pépinières Européennes pour Jeunes Artistes, Nuit Européenne pour la Jeune Creation, Paris. Igualmnete, em 2006, foi convidado por Marisa Vescovo para a Bianal Internacional para artistas emergentes de Serrone, em Monza. No decorrer dos anos seguintes, os seus trabalhos de vídeo foram seleccionados e premiados em diversos festivais. Em 2009 ganhou o prémio Iceberg em Bolonha a desde então é representado, em Itália, pela galeria L’Ariete artecontemporanea.

www.lemeh42.com
 
 
........................................................................................

Lemeh42 graduated from the Faculty of Foreign Languages and Literatures with a thesis on the poetry of the Welsh poet Dylan Thomas presenting a video work made with photographs. In the same year, of 2003, he won the prize for the best portfolio at Savignano Immagine that allowed him, the following year, to participate to the Toscana Photograhic Workshop with Michael Ackerman. In 2006, thanks to “I know you are but what am I” was invited to Paris by Pépinières Européennes pour Jeunes Artistes at the Nuit Européenne pour la JeuneCreation. Also in 2006 he was invited by Marisa Vescovo at Serrone International Biennale of emerging artists in Monza. In the following years his video works were selected and awarded in many festivals of video art. In 2009 he won the Premio Iceberg in Bologna and from the same year L’Ariete artecontemporanea became his reference gallery for Italy.

www.lemeh42.com
 
  -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  
 
VESNA BUKOVEC
........................................................................................


Quando acordar, eu vou criar algo belo (2011)
Vesna Bukovec
PAL, cor, som, 4'
 
O vídeo é uma declaração poética de autocensura sobre as dificuldades encontradas na busca de novas ideias. As filmagens nocturnas, dinâmicas e evasivas, de plantas florestais em crescimento, simbolizam a indefinição dos pensamentos a emergir, conceitos e imagens que ocupam a cabeça enquanto se está imersa no sono.
 
 
........................................................................................

When I wake up, I am going to create something beautiful (2011)
Vesna Bukovec
PAL, color, sound, 4'

The video is a poetic statement of self-censorship and difficulties encountered in the search for new ideas. Dynamic and evasive night shots of blooming forest plants symbolize the elusiveness of emerging thoughts, concepts and images head while sinking into sleep.

 
 
........................................................................................

Vesna Bukovec completou o mestrado na Academia de Belas Artes e Design da Universidade de Liubliana, Eslovénia. Trabalha individualmente e como parte do grupo KOLEKTIVA (constituído também por Metka Zupani? e Lada Cerar). O seu trabalho artístico encontra expressão em diversos meios (Vídeo, Fotografia, Desenho, Instalação) e através de diversas aproximações (investigação, apropriação, participação, etc).

www.vesna-bukovec.net
 
 
........................................................................................

Vesna Bukovec graduated and completed her MFA from the Academy of Fine Arts and Design in Ljubljana, Slovenia. She works independently and in the art group KOLEKTIVA (with Metka Zupani? and Lada Cerar). Her artistic work finds its expression in a variety of media (video, photography, drawing, installation) and approaches (research, appropriation, participation, etc.).

www.vesna-bukovec.net 

 
  -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  
 
ANA CARVALHO

Porto, 1970.
Vive e trabalha no Porto.
Performer visual, cria composições e escreve sobre assuntos relacionado
com a performance audiovisual ao vivo.
Nos seus trabalhos aborda aspectos da identidade, colectiva e individual (por vezes fictícia),
utopias sociais, construção de memória, e formas de conhecer.
Os projectos evidenciam o processo como expressão artística e recorrem de metáforas e
elementos visuais do reino vegetal.
http://cargocollective.com/visual-agency
 
  -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  
   
  ...............................................................................

+ info:

Teixeira Barbosa
poste.videoart@gmail.com
...............................................................................
 
 
 
  -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------  
  voltar / back